Pedra Queimada - Lajinha - Degredo - São Miguel PRC36 SMI closed trail

Este pequeno percurso circular tem início no Largo de Santo António, na aldeia da Maia. Siga para Sul pela estrada de terra conhecida como Pedra Queimada e siga as indicações até chegar à estrada regional.

Continue caminhando paralelamente à estrada, apreciando a vista sobre o Litoral Norte, vila da Maia, Ponta Formosa e Ponta do Cintrão.

Prossiga pelo caminho descendente pelo caminho da Lajinha, por entre campos agrícolas, até chegar novamente à estrada – Rua do Rosário – com a fonte Velha à sua direita (água de nascente).

Continue em direção ao centro até chegar à zona balnear do Calhau da Areia – tomando a ligação ao PR 27 SMI Praia da Viola. Siga a sinalização passando pelo miradouro de Melo Nunes onde é possível aceder a uma zona rochosa.

O percurso continua ao longo da costa, passando pelo miradouro do Frade. Ao longo do caminho passará pela ETAR e atravessará a ponte sobre a Ribeira da Cruz. Mais à frente existe um desvio à direita que o levará às piscinas naturais.

Continue pelo caminho de terra batida até à estrada regional e vire à esquerda em direção ao centro da aldeia. Ao longo da estrada existem vários pontos de interesse como o Museu do Tabaco e o Solar do Lalém. Continue até chegar ao início da trilha.