Rota da Água, Pedras Brancas - São Miguel PR41 SMI

Esta rota linear liga as freguesias da Ribeira Chã e Água de Pau. Inicie a caminhada no centro localidade, conhecida pelos seus núcleos museológicos, nomeadamente o Núcleo de Arte Sacra e Etnográfica, o Quintal Etnográfico e de Endemismo Açórico e a Casa Rural Maria dos Anjos Melo, onde espelha toda a sua história, cultura e património. Rica pela sua gastronomia, a Ribeira Chã é conhecida pelas papas de farinha de serpentina, um doce típico da freguesia, extraídas a partir do rizoma da planta conhecida na região como Serpentina (Arum italicum).

Suba ao longo da estrada que atravessa a localidade, passando por cima da via rápida e mais à frente seguindo à esquerda por uma estrada de terra que dá acesso a pastos e terras de cultivo. Prossiga ao longo desta estrada até encontrar o cruzamento com o PR 42 SMI – Rota da água, entre Túneis e Condutas e onde deverá seguir à esquerda. Neste ponto, se optar pela sua direita, irá seguir para o lugar dos Remédios. Daqui o caminho desenvolve-se por dentro de uma mata composta maioritariamente por Incensos (Pittosporum undulatum), Criptomérias (Cryptomeria japonica) e alguns Fetos-arbóreos (Cyathea cooperi).

Nesta fase descendente do percurso irá passar por uma parede vertical traquítica conhecida localmente como Pedras Brancas, onde é usual a prática de escalada e rapel. O percurso continua por dentro da mata até atingir uma estrada asfaltada, onde deverá seguir com cautela, virando depois à esquerda por um caminho de terra de acesso a pastos e terras de cultivo. Ao chegar à base da via rápida, opte pela esquerda e siga as marcas até ao interior da freguesia de Água de Pau, local onde termina o percurso e onde pode visitar a Ermida de Nossa Senhora do Monte Santo (edificada em 1931), onde Nossa Senhora fez uma aparição a uma menina da localidade.

Se o tempo o permitir não deixe de visitar o geossítio da Fajã lávica e arriba fóssil da Caloura, onde poderá tomar um banho na ponta da Galera, o ponto mais a Sul da ilha ou no belo porto de pesca da Caloura.