Rota da Água, entre Túneis e Condutas - São Miguel PR 42 SMI Trilho fechado

Esta rota linear liga o lugar dos Remédios, à freguesia de Água de Pau por antigos caminhos usados pelos agueiros, para o encaminhamento de água para o concelho da Lagoa. O percurso transpõe vários recursos afetos a este tipo de atividade como antigas pontes, aquedutos, tubagens de barro, levadas e alguns túneis. Para a transposição dos túneis é aconselhável o uso de lanternas, antes de iniciar o percurso, certifique-se que está devidamente equipado. Ao longo do trajeto é necessária especial atenção para a presença de animais que não deverão ser incomodados. Este percurso partilha troços com outros trilhos, tenha atenção às setas de sinalização.

Inicie o percurso junto à Casa da Água – Trail Point, um antigo posto de leite convertido num centro de apoio ao pedestrianismo, à promoção do concelho da Lagoa e de sensibilização ambiental. Siga para os Remédios, passando pela Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, localizada num ponto elevado com vista para a costa Sul da ilha. Continue até entrar num caminho de terra de acesso a pastos. Nesta parte do percurso irá transpor vários túneis até chegar à Janela do Inferno, uma parede vertical, rica em nascentes e onde é possível observar Tritões (Triturus cristatus) em várias fases do seu ciclo de vida (adultos, juvenis e larvas).

Prossiga a caminhada até ao ponto onde os percursos se separam (PRC 37 SMI – Rota da Água, Janela do Inferno, que continua para os Remédios) e siga em direção a Água de Pau. O percurso irá passar por um miradouro, no Pico do Raposo, várias pontes antigas e um fontanário. Adiante existe um atalho municipal, à direita, que liga à freguesia de Água de Pau. Continue pela vertente sul da encosta do Fogo, que devido à abundância de água levou ao estabelecimento de várias estações de captação de água potável, permitindo o desenvolvimento económico da Lagoa.

O trilho entra numa fase descendente passando por um cruzamento com o PR 41 SMI – Rota da Água, Pedras Brancas, onde deverá seguir à direita para a Água de Pau. Se optar pela esquerda irá para a Ribeira Chã. Adiante irá transpor uma parede vertical conhecida localmente como Pedras Brancas, onde é usual a prática de escalada e rapel. Continue até chegar ao centro da freguesia de Água de Pau, local onde termina o percurso.