Cabeço do Canto - Faial PRC01 FAI

Inserida em área de paisagem protegida da Zona Central, esta rota permite percorrer zonas de grande interesse vulcanológico, como a cordilheira vulcânica da Península do Capelo, um Geossítio com cerca de 20 cones vulcânicos, desde o Cabeço dos Trinta até aos Capelinhos. Ao longo do passeio a sinalética varia entre branco, vermelho e amarelo da intersecção de Grande e Pequena Rota e amarelo e vermelho de Pequena Rota. Os cruzamentos estão devidamente assinalados no local, por intermédio de setas de sinalização.

Inicie o percurso junto à estrada de acesso ao Cabeço Verde e siga à esquerda por entre a mata até à Furna Ruim, um algar lávico com 55 metros de profundidade. Contemple este fenómeno vulcânico com cautela e prossiga para o Algar do Caldeirão que deverá contornar pela direita. Desça o caminho por entre a mata com vários exemplares típicos da floresta Laurissilva como o Louro (Laurus azorica), o Azevinho (Ilex azorica), a Urze (Erica azorica), entre outras.

Chegando à estrada de bagacina, que deverá transpor com cuidado, continue a subir, através de uma escadaria até ao Cabeço do Canto. Contorne totalmente o cone vulcânico pela esquerda, aproveitando a vista para o Vulcão dos Capelinhos. O regresso faz-se pelo mesmo caminho, contornando o segundo cone pela direita, até chegar ao ponto inicial.

No final do percurso aproveite para visitar o Cabeço Verde (acessível por estrada) visualizando o percurso efetuado e a vista para a Praia do Norte, Cabeço do Fogo, Morro do Castelo Branco e os restantes cones vulcânicos dispostos na orientação Este/Oeste, culminando com o Vulcão dos Capelinhos.