Fajã de São João - Lourais - Fajã dos Vimes - São Jorge PR03 SJO Trilho fechado

Esta rota linear percorre a costa Sul da ilha entre a Fajã de São João, passando pelos Lourais, Fajã dos Bodes e termina na Fajã dos Vimes. Após dias de forte precipitação, evitar o percurso entre os Lourais e a Fajã dos Vimes devido à difícil transposição das ribeiras.

O percurso tem início junto ao café local de onde é possível admirar as ruas estreitas em calçada tradicional e as pequenas casas locais. Passe pela Igreja e siga na direção Noroeste para os Lourais.

À saída da fajã atravesse pequenos campos agrícolas com culturas tradicionais como a vinha, o milho e o inhame. Ao longo da subida as áreas de cultivo vão dando lugar a matas de Faia-da-terra (Morella faya), Incenso (Pittosporum undulatum) e Pau-branco (Picconia azorica). Nesta fase ascendente do percurso, aproveite para parar e apreciar a Fajã de São João que ficou para trás.

Antes de chegar aos Lourais (topo da subida) terá de transpor a ribeira do Salto, cujo nome provém de uma enorme cascata que se forma neste local. Atravesse esta localidade e prossiga, num plano descendente, através de um caminho de terra rumo à Fajã dos Bodes.

Ao chegar à ribeira dos Cedros, encontrar-se-á sensivelmente a meio da descida, transponha-a com cautela devido ao piso escorregadio. Continue o percurso e contemple a vista à sua frente, com destaque para as ilhas do Pico e Faial, as Fajãs dos Bodes e Vimes e a Vila da Calheta. Ao longo da descida a vegetação endémica do topo como a Urze (Erica azorica) e a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) vão dando lugar a matas de Incenso e Faia-da-terra, até chegar à Fajã dos Bodes. Daqui siga a sinalética junto à costa até chegar à Fajã dos Vimes.

Desça o caminho até chegar ao porto de recreio, local onde termina o percurso e onde pode aproveitar para mergulhar nas águas do Atlântico. Neste local existem ligações com outros pontos da ilha através dos percursos pedestres PR 02 SJO Fajã dos Vimes – Serra do Topo, do PR 09 SJO Fajã dos Vimes – Fragueira – Portal e da GR 01 SJO Grande Rota de São Jorge.

No interior da fajã é possível visitar a oficina de artesanato onde são feitas as tradicionais colchas artesanais e provar um café plantado e confecionado localmente.