Santana – Lajido - Pico PR10PIC

Este percurso tem início junto à estrada regional, na fronteira entre as freguesias de Santana e São Vicente Ferreira.

Antes de dar início ao trilho, pode visitar a vigia da baleia, percorrendo a canada de acesso, à esquerda.

Inicie o percurso no atalho entre duas casas, para montante. 700m depois, vire à direita no asfalto e, um pouco depois, dará início à descida em direção à Baía do Gasparal, por entre pomares e curraletas de vinha.

Ao chegar à Baía, depois de passar o poço de maré, siga à direita das casas, junto ao mar, em direção à Ponta Negra. O caminho evolui de uma vereda entre incensos (Pittosporum undulatum) e urzes (Erica azorica) para um atalho em laje basáltica.

Depois de passar o conjunto de casas do Cabrito, vire à direita e siga até à Ermida de São Mateus. Posteriormente, no asfalto, vire à direita e prossiga em direção ao Lajido, atravessando o povoado dos Arcos.

O percurso termina no centro do Lajido, junto ao Centro Interpretativo da Paisagem da Cultura da Vinha e do poço de maré adjacente.