Canadas da Ribeirinha - Pico PR18PIC

Esta rota pelo Nordeste do Pico liga os lugares da Terra Alta ao Calhau.

Inicie o percurso, junto à estrada regional (ER1), seguindo por uma canada de terra, Caminho da Atalhada, onde é possível ver as relheiras (marcas antigas dos carros de bois) impressas no chão.

Desça por entre Incensos (Pittosporum undulatum), Faias-da-terra (Morella faya), Louro (Laurus azorica) e Azevinhos (Ilex azorica), atravesse a estrada e continue até chegar de novo ao asfalto. Neste ponto existe um desvio à esquerda para o miradouro do Alto dos Cedros, com vista para São Jorge.

Retorne ao caminho principal, passe um fontanário e volte à esquerda passando pela zona da Rocha Alta. Chegando de novo à estrada atravesse a Ribeirinha e já no final da freguesia desça, à esquerda pela Canada do Mar, para o porto da Baixa, local onde poderá aproveitar para descansar, dar um mergulho e visitar as adegas típicas e currais de produção de vinha – Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Prossiga junto à costa, seguindo as marcas que o conduzem de novo à estrada, por entre Urzes (Erica azorica).

Abandone de novo a estrada virando à esquerda para a Ponta das Trombetas e para a zona do Calhau, local onde termina o percurso, junto ao porto de recreio. Neste local existem ligações com outros pontos da ilha, através do PR 03 PIC Porto Calhau/Manhenha/Ponta da ilha.