Pedra Queimada - Lajinha - Degredo - São Miguel PRC36 SMI Trilho fechado

Esta rota circular tem início no Largo de Santo António, freguesia da Maia. Suba em direcção a Sul por um caminho de terra designado por Pedra Queimada e siga a sinalética até chegar à Estrada Regional.

Prossiga o caminho paralelo à estrada, apreciando a vista sobre a costa Norte, freguesia da Maia, Ponta Formosa e Ponta do Cintrão.

Continue o percurso em fase descendente, pelo caminho da Lajinha, por entre campos agrícolas até chegar novamente à estrada - Rua do Rosário -  com a fonte Velha à sua direita (água de nascente).

Continue em direção ao centro até chegar à zona balnear do Calhau da Areia – ligação com o PR 27 SMI Praia da Viola. Siga a sinalética passando pelo miradouro de Melo Nunes onde é possível aceder à zona de calhau. O percurso continua junto à costa passando pelo miradouro do Frade. Ao longo do caminho irá passar a ETAR e a ponte sobre a Ribeira da Cruz. Mais à frente existe um desvio à direita que dá acesso às piscinas naturais.

Continue pelo caminho de terra até à estrada regional e vire à esquerda em direção ao interior da freguesia. Ao longo da estrada existem alguns pontos de interesse como o Museu do Tabaco da Maia e o Solar de Lalém. Continue a caminhada até chegar ao ponto inicial.