Lajedo - Fajã Grande - Flores PR2FLO

Este percurso tem início nas imediações da igreja do Lajedo. Siga as marcas até ao miradouro para a Ponta Negra e Ilhéu do Cartário.

Desça o atalho empedrado, ladeado por espécies endémicas como a urze (Erica azorica), cedro do mato (Juniperus brevifolia) e faia da terra (Morella faya). Ao longo deste atalho irá atravessar várias linhas de água.

Um pouco depois inicia a subida até à freguesia do Mosteiro. Desça a rua principal, atravesse a ponte sobre a ribeira e siga no atalho que conduz à estrada. Ao olhar para trás, tem a possibilidade de avistar a Rocha dos Bordões.

Siga as marcas e cerca de 1,5 km depois, continue pela esquerda, no atalho que desce até à Fajãzinha. Ao chegar ao Largo do Rossio, siga a placa informativa e, um pouco depois, suba a Rua do Espinhaço até chegar à estrada, próximo de um moinho de água. Atravesse a Ponte da Ribeira e, logo depois, tem a possibilidade de visitar o Poço da Alagoinha, um dos lugares mais belos do arquipélago.

Atravesse a Ponte da Ribeira do Ferreiro e vire à direita. Alguns metros mais à frente, prossiga no atalho por entre pastagens até à Fajã Grande. Na Rua Senador Freitas, vire à direita e percorra os últimos metros do percurso até ao Merendário da Fajã Grande.