Nove Canadas da Ribeirinha - Pico PR18PIC

Este percurso tem início junto à estrada regional, no lugar da Terra Alta, freguesia da Ribeirinha.

Comece por descer a canada, ladeada por incensos (Pittosporum undulatum), faias da terra (Morella faya), louros (Laurus azorica) e azevinhos (Ilex azorica subsp. azorica). Cerca de 1 km depois, chega ao asfalto, com a possibilidade de efetuar um desvio para o miradouro do Alto dos Cedros, onde é possível avistar parte da costa Norte do Pico e a ilha de São Jorge.

A partir daqui, o percurso desenvolve-se nas várias canadas da freguesia, passando pelo centro, até chegar ao porto da Baixa.

Siga no caminho junto ao mar por 1 km. Ao chegar perto de uma casa, vire à esquerda para um atalho de pé posto e, logo de seguida, vire à direita para uma vereda estreita por entre as urzes (Erica azorica), que o irá conduzir até uma estrada.

Siga à esquerda por 400m e vire à esquerda na vereda que desce em direção à Ponta das Trombetas.

Vire à direita e percorra os últimos metros do percurso em lajes de pedra, até chegar ao Porto do Calhau.