Fajã dos Vimes – Lourais – Fajã de São João - São Jorge PR3SJO

*NOTA: ESTÁ A SER EFETUADA UMA ALTERAÇÃO DO TRAÇADO, NA ZONA DA FAJÃ DOS BODES. (NESTA ZONA, COM MAR ALTERADO, NÂO PASSE PELO CALHAU)

Este percurso tem início na Fajã dos Vimes, junto ao porto e um antigo fontanário.

Comece por percorrer a canada de terra batida que o irá guiar até à Fajã dos Bodes, passando por uma linha de água.

Depois de passar esta Fajã, siga no atalho que sobe até aos Lourais, por entre incensos (Pittosporum undulatum) e faias da terra (Morella faya). Por vezes abrem-se clareiras, com miradouros naturais que lhe irá permitir visualizar algumas das fajãs da Costa Sul, bem como as ilhas do Pico e do Faial.

Ao longo da subida irá atravessar algumas linhas de água.

Sensivelmente a meio do percurso, siga a indicação de viragem à direita para a Fajã de São João, contornando várias pastagens até alcançar a estrada.

Vire à direita e, 500m depois, siga numa canada de terra batida, atravessando uma linha de água.

A partir daqui, desça no atalho que o irá guiar até à Fajã de São João. Ao chegar próximo da Fajã, atravesse uma ponte, próximo de uma pequena praia de calhau rolado, e prossiga na calçada tradicional, por entre as casas, até chegar à Ermida de São João, ponto final do percurso.