Chá Porto Formoso - São Miguel PRC 26 SMI Trilho fechado

Esta pequena rota circular tem início junto ao miradouro da Vista dos Barcos, freguesia do Porto Formoso, passando pela Fábrica do Chá e respetivas plantações.

Suba a rua à direita até ao café, onde deverá seguir novamente à direita por um caminho de terra. Ao longo do trilho irá cruzar campos de cultivo, onde poderá observar os abrigos típicos que protegem as árvores de fruto dos temporais sazonais. No final, vire à esquerda e suba até à estrada regional. Atravesse a estrada com precaução e continue o passeio por um caminho pedonal, ensombrado por algumas árvores de grande porte como o Incenso (Pittosporum undulatum), a Acácia (Acacia melanoxylon) e o Eucalipto (Eucalyptus globulus). Para chegar às plantações de chá é necessário transpor a Grota das Lajes e subir a colina onde se encontra a planta do chá - Camellia sinensis. Daqui irá encontrar um caminho de cimento, por onde deverá descer, até chegar novamente à estrada regional. Deverá atravessar cautelosamente e virar à esquerda em direção à fábrica de chá do Porto Formoso, fundada na década de 1920.

Prossiga a rota, virando à direita por uma pastagem que dará acesso a uma quinta de cultivo com produtos locais tais como, o inhame, a laranja e a banana. Um pouco depois chegará ao ponto de partida, junto ao miradouro para o porto de pesca.