Costa Sul - Santa Maria PR05 SMA closed trail

Este percurso liga Vila do Porto à Praia Formosa, vila de Almagreira, onde se realiza o festival de música mais antigo do país, a Maré de Agosto.

Inicie o percurso junto à Fortaleza de São Brás, construção militar do século XVII, com vista sobre a baía do Calhau da Roupa e o porto comercial da ilha. Siga pela estrada de terra até ao ribeiro de São Francisco, onde é possível observar diversas espécies de aves migratórias, especialmente no Outono/Inverno como a garça-real (Ardea cinerea), a garça-pequena (Egretta garzetta), a garça - real galeirão ( Fulica atra ) e o maçarico-real ( Numenius arquata ).

O percurso continua em direção à Pedreira do Campo, geossítio classificado como Monumento Natural onde a presença de fósseis marinhos confirma parte da história geológica local. Continue até passar pela gruta artificial do Figueiral de onde outrora se extraía o barro para a produção de telhas e o calcário para a produção de cal, recursos utilizados na construção das casas típicas da ilha. Ao longo da subida ao Touril é possível avistar algumas espécies de aves como o urubu ( Buteo buteo rothschildii ), a pomba ( Columba livia ), o crista-dourado de Santa Maria ( Regulus regulus sanctae-mariae ) mas também pode ser surpreendido por coelhos europeus ( Oryctolagus cuniculus algirus ).

Siga as marcas por um caminho de terra batida entrando num bosque, à direita, que desce até à Prainha. Neste local e em caso de perturbação tempestuosa, escolha o caminho alternativo . Chegando a esta zona balnear, continue o percurso ao longo da costa, com cuidado, devido ao perigo de vertigens. Nesta etapa da trilha existe um cabo de aço para auxiliar na travessia. Passamos pelas ruínas da Fortaleza de São João Baptista e logo em frente, um cruzamento que liga ao Cardal, pela GR 01 SMA – Grande Rota de Santa Maria.

O percurso termina mais à frente, no parque de estacionamento da Praia Formosa, único nos Açores pela presença de areia calcária (amarela). É um local onde pode aproveitar para descansar e refrescar-se nas águas do Atlântico. A partir daqui é possível fazer ligação com outros pontos da ilha, através do PR 06 SMA - Areia Branca