Pico

Extensão - 12.5 km
Tempo Médio - 4h
Informação do trilho

O trilho “Quintas e Ribeiras” começa na Estrada Regional, na Ribeira Seca.

Siga pela estrada de asfalto, e desça junto à escola velha até às Pontes por uma antiga canada utilizada para o transporte da uva.

No final da canada vire à direita e entre num caminho de terra. Nesta zona pode desfrutar de uma vista única sobre a zona costeira da Aguada. Siga sempre junto ao mar pela Rua dos Salgueiros. No final, suba a escadaria até à intersecção do caminho e vire à esquerda. De seguida, suba a canada ao lado da última adega em direcção às Pontas Negras.

Caminho das Lagoas

Extensão - 22 km
Tempo Médio - 7h
Informação do trilho

O Trilho das Lagoas é uma viagem pelo interior da ilha, no seu estado mais puro. O percurso inicia-se na Estrada Transversal, junto a uma casa dos Serviços Florestais, e termina na freguesia da Ribeirinha.

Ao longo do percurso terá oportunidade de descobrir as Lagoas do Caiado, Lagoa Seca, Lagoas do Peixinho, Lagoa do Paúl, e outras mais. Passará também em zonas de pastagem de altitude.

O percurso é ainda enriquecido com a passagem pela Reserva Natural do Caveiro.

Nove Canadas da Ribeirinha

Extensão - 10 km
Tempo Médio - 4h 00m
Informação do trilho

Este percurso tem início junto à estrada regional, no lugar da Terra Alta, freguesia da Ribeirinha.

Comece por descer a canada, ladeada por incensos (Pittosporum undulatum), faias da terra (Morella faya), louros (Laurus azorica) e azevinhos (Ilex azorica subsp. azorica). Cerca de 1 km depois, chega ao asfalto, com a possibilidade de efetuar um desvio para o miradouro do Alto dos Cedros, onde é possível avistar parte da costa Norte do Pico e a ilha de São Jorge.

Mistérios do Sul do Pico

Extensão - 8.5 km
Tempo Médio - 3h
Informação do trilho

O trilho “Mistérios do Sul do Pico” inicia-se no Parque Florestal de São João, passando por dois Mistérios (São João e Silveira). A denominação “Mistérios” refere-se aos campos de lava decorrentes das erupções históricas que ocorreram nas ilhas, para as quais os habitantes não tinham justificação, sendo por isso mistérios da Natureza.

Siga pelo caminho de terra batida à direita da zona dos churrascos. Entre logo a seguir no caminho de terra à esquerda. Este caminho leva-o ao poço de maré da Baía do Arruda (à esquerda).

A Abegoaria

Portuguese, Portugal

Vinhas da Criação Velha

Extensão - 6.9 km
Tempo Médio - 2h
Informação do trilho

Esta rota linear liga as freguesias da Candelária ao lugar da Areia Larga, concelho da Madalena. Distinguido em 2011 pela BootsnAll, este percurso prima pela diversidade paisagística e cultural. Desenvolve-se quase na sua totalidade em área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha, uma das mais emblemáticas da ilha, compreendendo uma grande área vitícola ativa, onde o reticulado de muros se encontra em perfeito estado de conservação.

Santana – Lajido

Extensão - 8.7 km
Tempo Médio - 2h30m
Informação do trilho

Este percurso tem início junto à estrada regional, na fronteira entre as freguesias de Santana e São Vicente Ferreira.

Antes de dar início ao trilho, pode visitar a vigia da baleia, percorrendo a canada de acesso, à esquerda.

Inicie o percurso no atalho entre duas casas, para montante. 700m depois, vire à direita no asfalto e, um pouco depois, dará início à descida em direção à Baía do Gasparal, por entre pomares e curraletas de vinha.