Ética e Segurança

Caminhar é uma actividade saudável e divertida.

Seja nosso parceiro na conservação da natureza!

Todos os caminhantes, deverão ter em consideração esta informação de segurança.

Antes da caminhada:

• Conheça os regulamentos e as precauções específicas da área que vai visitar;
  • Observe com atenção o mapa do percurso, leia as instruções auxiliares (perfil, extensão e grau de dificuldade) e verifique se se adequa à sua condição física;
  • Consulte a previsão meteorológica para melhor avaliar as condições de realização do trilho;
  • Informe alguém do local para onde se dirige e a que horas prevê regressar;
  • Certifique-se de que utiliza vestuário, calçado e equipamento adequados à realização do trilho e das condições meteorológicas:

- O vestuário é a primeira linha de defesa e nunca deve ser descurado. Vestir várias camadas de roupa confortável é uma boa maneira de se adaptar à intensidade da atividade e às variações do estado do tempo;

- O uso de sapatilhas ou botas de caminhada tornam o passeio mais fácil e seguro.

- Leve um chapéu para proteger o rosto e a cabeça do sol e o ajudar a manter-se quente quando estiver frio. Use protetor solar, mesmo em dias nublados;

• Leve um saco para o lixo;
  • Leve um estojo de primeiros socorros com o essencial para limpar feridas;
  • Carregue completamente a bateria do seu telemóvel, para utilização em caso de emergência. Algumas zonas ao longo dos trilhos poderão não ter rede móvel;
  • Leve água potável para todo o percurso. A água das ribeiras e das lagoas é imprópria para consumo;
  • Certifique-se de que o seu calçado está isento de sementes, evitando a dispersão de plantas que poderão ter um potencial invasor;
  • Se deixar a viatura no início do trilho, tranque as portas, feche as janelas e não deixe nada de valor à vista. Certifique-se de que a viatura não bloqueia acessos viários. Deixe sempre acesso para viaturas de emergência.

Enquanto faz o trilho:

• Preste atenção à sinalética do percurso, bem como às numerações das marcas (que se encontram assinaladas de 500 em 500 m). Caso seja necessário acionar o resgate, indique o número do último poste pelo qual passou e desta forma a equipa de resgate da Proteção Civil poderá chegar mais facilmente e rapidamente ao local - Plano Rápido de Intervenção e Socorro (PRIS);
  • Respeite a sinalização existente. Siga somente pelos percursos sinalizados. Não utilize atalhos;
  • Os trilhos devem ser usados por pequenos grupos de cada vez. Um excesso de visitantes pode causar a erosão do trilho, bem como a destruição da vegetação;
  • Não recolha material geológico ou plantas;
  • Não perturbe o gado;
  • Deixe as cancelas e a propriedade privada do modo como as encontrou;
  • Deixe que os sons da natureza prevaleçam. Evite perturbar o ambiente local;
  • Traga consigo todo o lixo e restos de comida que produzir e deposite-os no local apropriado;
  • Ao encontrar outros visitantes, seja cortês. Ceda passagem a outros usuários do trilho, especialmente aos que vêm a subir;
  • Mantenha os seus animais de estimação constantemente sob controlo e recolha as suas fezes;
  • Contacte as autoridades competentes se encontrar alguma irregularidade:

▪ SOS Ambiente: 800 292 800

▪ Número Europeu de Emergência: 112

Mais Informações

112 Número nacional de emergência.

Em cada percurso está assinalada no respectivo painel ou desdobrável, informação sobre os Bombeiros mais próximos.

Em muitos trilhos não existe rede de telemóvel, excepto no início ou fim do trilho, por isso, e nesse caso, alguma chamada a fazer deve ser feita nesses locais.

Tenha uma experiência inesquecível nos Trilhos dos Açores.