Caldeira - Faial PRC4FAI

Este percurso tem o seu início no miradouro da Caldeira, na zona Centro da ilha.

Comece por subir a escadaria com vedação em madeira e vire à direita, contornando a Ermida pela direita. A partir daqui, entre no atalho em terra batida, ladeado por hortênsias, numa primeira fase.

Mais à frente, as hortênsias deixam de predominar e há um maior destaque para a flora endémica, como por exemplo o cedro do mato (Juniperus brevifolia), a urze (Erica azorica), uva da serra (Vaccinium cylindraceum), trovisco macho (Euphorbia stygiana), Angelica lignescens, Lysimachia azorica, entre outras.

Continue no atalho que contorna a caldeira (avistando as freguesias da Costa Norte) e, um pouco depois, o trilho sobe em direção ao lugar do Alto do Guarda Sol. Ao chegar ao caminho de asfalto, siga à esquerda até ao Cabeço Gordo, ponto mais alto do percurso.

Posteriormente, desça em direção ao miradouro da Caldeira, num troço que exige algum cuidado, devido ao desnível acentuado.