Ribeirinha - Faial PRC09 FAI

Esta rota circular pela freguesia da Ribeirinha desenvolve-se parcialmente em área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Lomba Grande e Graben de Pedro Miguel um dos principais Geossítios do Arquipélago. Também conhecido como o complexo vulcânico da Ribeirinha, representa o local mais antigo da ilha, com cerca de 800 mil anos. Ao longo do passeio a sinalética varia entre branco, vermelho e amarelo da intersecção de Grande e Pequena Rota e amarelo e vermelho de Pequena Rota. Os cruzamentos estão devidamente assinalados no local, por intermédio de setas de sinalização.

Inicie a caminhada no centro da Ribeirinha, freguesia assolada pelo sismo de 1998, visível nas ruínas da Igreja de São Mateus, edificada em 1934. Siga até à costa passando pelo porto da Boca da Ribeira, antigo cais piscatório, atualmente dotado de infraestruturas de lazer à beira-mar como balneários e um parque de merendas. Prossiga ao longo da mata entre exemplares de Criptoméria (Cryptomeria japonica) e as endémicas Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), Urze (Erica azorica), entre outras. Continue até ao Farol da Ribeirinha (inaugurado em 1919), também ele afetado pelo sismo de 1998.

Prossiga pelo interior da mata passando pelo miradouro da Ribeirinha e adiante, após atravessar a estrada com cautela, pelo lugar dos Espalhafatos. Neste local é possível fazer um pequeno desvio de ida e volta para ver a Igreja de São Mateus. De volta ao percurso, suba por um caminho de terra que dá acesso a campos de cultivo e pastoreio até chegar a uma estrada asfaltada por onde deverá seguir, à esquerda. Ao longo deste caminho poderá fazer um desvio, à direita de ida e volta, para o miradouro das Pedras Negras.

Neste ponto o percurso começa a sua fase descendente pela área protegida da Lomba Grande. Neste local pode optar por fazer ligação com outros pontos da ilha através do PR 07 FAI – Caminhos Velhos e GR 01 FAI – Costa a Costa. Desça com a mata do seu lado direito até encontrar a estrada regional, ao longo da qual deverá seguir com cuidado, à esquerda.

Chegando ao centro da freguesia não deixe de visitar as ruínas da igreja de São Mateus e conhecer um pouco mais deste importantíssimo local na história Faialense.