Rumo ao Morro de Castelo Branco - Faial PRC05 FAI

Parcialmente inserida em área protegida para a gestão de habitats ou espécies do Varadouro e passando na reserva natural e geossítio do Morro de Castelo Branco, esta rota permite aceder ao domo traquítico com o mesmo nome, um geossítio que forma uma península na parte Sudoeste da ilha.

Inicie o percurso no lugar da Lombega, junto à estrada regional e siga ao longo desta passando um café, onde poderá parar para se abastecer. Siga a sinalética, à esquerda, por um caminho de terra que dá acesso a campos de cultivo, até chegar junto à falésia. Continue rente à arriba por entre exemplares de Urze (Erica azorica), Faia-da-terra (Morella faya) e Canas (Arundo donax).

Passe pelo miradouro aproveitando a vista, à direita, para a parte mais jovem da ilha, a zona dos Capelinhos.

Em frente encontra-se o Morro de Castelo Branco, resultado de uma erupção vulcânica costeira com cerca de 30 mil anos e um importante local de nidificação para algumas espécies de aves marinhas como o Cagarro (Calonnectris diomedea borealis), o Garajau-comum (Sterna hirundo), o Garajau-rosado (Sterna dougallii) e o Frulho (Puffinus baroli). Ao chegar a um portão, opte pelo desvio à direita para o Morro e quase no final do caminho desfrute da vista para Este, para a ilha do Pico.

Daqui o percurso segue pelo mesmo caminho até ao portão onde deverá seguir à direita e adiante à esquerda por uma estrada asfaltada, de acesso a campos de cultivo e pastoreio. Este caminho continua até à estrada regional, local onde termina o percurso.