Serra Branca - Praia - Graciosa PR01 GRA

Esta rota percorre a ilha no sentido Oeste/Este com início na zona da Serra Branca, um conjunto estruturas vulcânicas em grande parte compostas por espessos depósitos de traquitos esbranquiçados que lhe dão nome.

Inicie o percurso no Pico da Caldeirinha, junto ao Parque Eólico e aproveite a altitude para visualizar a ilha deste ponto elevado.

Contorne o cone vulcânico pela direita e chegando ao ponto inicial, vire novamente à direita rumo a Este, transpondo uns antigos reservatórios de água, ao longo de um caminho de acesso a pastos e campos de cultivo.

Passe por um charco seguindo à direita até chegar à estrada (EN3) que dá acesso, à direita, para o lugar do Barro Branco. Chegando à bifurcação, após as primeiras casas, opte por uma canada de terra à esquerda ao longo de pomares e pequenas matas. Perto da estrada (EN1-2) o caminho prossegue pelo interior da mata onde predominam os Eucaliptos (Eucalyptus globulus) e alguns Incensos (Pittosporum undulatum).

Cruze a via (EN1-2), atravesse a Lagoa e dirija-se para a beira-mar, passando por moinhos típicos, alguns transformados em espaços de turismo rural. Siga junto à costa até ao Porto da Praia, local onde termina o percurso e de onde pode observar o ilhéu da Praia.