Calheta do Nesquim - Pico PRC11PIC

Esta pequena rota circular começa e termina em frente à Igreja da Calheta do Nesquim, freguesia com uma rica tradição na história da baleação Açoriana. Aqui, poderão visitar a casa dos botes baleeiros, transformada em museu local de elevado interesse. O percurso faz-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e apresenta um pequeno desvio para o porto da Feiteira, uma zona de lazer e piscinas naturais

Após desfrutar deste magnífico local siga a sinalética e iniciará uma subida ao longo de uma canada estreita, até chegar à estrada regional. Aí, siga à sua direita e, logo depois, vire à esquerda continuando a subir até à Rua dos Fetais. Aí siga para Oeste onde poderá desfrutar de uma vista deslumbrante para a Pedra Aguda e para o Cabeço do Silvado (formação geológica).

Na descida para o centro da freguesia, irá passar por canadas cobertas por incensos e, já perto do mar, entrará num caminho entre vinhas e passará por uma vigia de observação de Baleias em direção ao mar.

Na zona costeira, encontrará outra zona balnear chamada Poça das Mujas. Finalmente, seguimos junto do Moinho do Mourricão até à Igreja, ponto final deste percurso.