Entre a Serra e o Mar - Santa Maria PRC3SMA

Este percurso tem início junto à igreja de Santa Bárbara, na zona nordeste da ilha. Comece por subir no asfalto, cerca de 300m, e vire à esquerda, na ladeira em cimento, que o irá guiar até ao lugar dos Atoleiros, onde se encontram dois moinhos antigos. Siga à esquerda no asfalto por 250m e vire à direita para uma canada de terra batida, até encontrar o Poço da Pedreira,considerado um geossítio pelo Geoparque Açores.

Ao chegar ao asfalto, siga em frente na direção da Terra Velha e caminhe cerca de 2 km até encontrar o desvio opcional para o miradouro sobre a Baía de São Lourenço. Posteriormente, siga as marcas até à Ermida de Nossa Senhora de Lourdes.

Desça a escadaria, passe o portal e desça o atalho que o irá conduzir até ao vale de Lagos.

Atravesse a ponte de madeira e continue no asfalto. Suba à direita a ladeira em cimento de grande inclinação e prossiga no asfalto até chegar à Estrada Regional. Siga à esquerda e, 10m depois, vire à direita para a canada.

Siga as marcas e caminhe o quilómetro final até voltar à igreja de Santa Bárbara.