Caldeiras da Ribeira Grande - Salto do Cabrito - São Miguel PRC29 SMI Trilho fechado

Inicie o percurso na zona das Caldeiras da Ribeira Grande, desça pela estrada alcatroada e vire à esquerda na direcção Lombadas/Monte Escuro até encontrar uma conduta metálica.

Continue pela esquerda na estrada alcatroada e vire à direita, transpondo um muro em direcção à Barragem da Fajã do Redondo.

Faça o caminho inverso até à conduta e siga pelo caminho de terra até encontrar um desvio à esquerda, junto a um portão. Ao chegar à Central Hidroeléctrica da Fajã do Redondo, suba as escadas que dão acesso a uma passadeira metálica e prossiga até chegar à Central Hidroeléctrica do Salto do Cabrito. Contorne o edifício pela direita para ver a cascata que dá nome à central. Antes da subida irá passar por um desvio à direita, junto à ribeira, que acaba numa nascente de água gaseificada.

Retorne ao caminho principal e suba até chegar à estrada asfaltada, virando à direita. Siga a sinalética e vire à direita para um caminho de terra batida. Atravesse duas ribeiras, a segunda de maior caudal, sendo aconselhável fazer a travessia descalço.

Adiante irá encontrar uma bifurcação, siga pela direita cortando na primeira à esquerda, até encontrar um caminho em pedra de calçada, onde deverá virar de novo à direita de volta às Caldeiras da Ribeira Grande.