Padrão das Alminhas - Salto da Farinha - São Miguel PR21 SMI

Este percurso liga as freguesias da Achadinha à Salga, passando por locais de beleza natural e de grande histórica.

Inicie o percurso junto ao Padrão histórico das Alminhas, monumento que assinala o desembarque das forças liberais vindas da ilha Terceira, em agosto de 1831, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834). Siga pela estrada em direção à costa, passando pela Casa da Cultura João Melo. Ao longo da descida aprecie a vista sobre orla costeira.

Atravesse a zona conhecida como Risco, através de um caminho ladeado por uma levada, que antigamente servia o abastecimento de uma azenha. Nesta zona aproveite para explorar o espaço de acesso a várias cascatas. Suba a encosta até ao cruzamento onde deverá seguir à esquerda, no caminho de acesso ao Poço Azul. De regresso ao caminho principal, irá encontrar uma bifurcação e, se optar pelo caminho da esquerda, chegará ao Padrão histórico das Alminhas, local onde iniciou a caminhada.

Caso opte pelo caminho da direita, continue a caminhada em direção ao Salto da Farinha (Salga). Ao chegar à estrada regional deverá seguir à direita, e poucos metros depois à esquerda, atravessando novamente a estrada regional, entrando um trilho que desce em direção ao Salto da Farinha, uma queda de água com cerca de 40 metros de altura que antigamente auxiliava na moagem de cereais.

Passe ao lado da cascata até ao parque de merendas do Fojo e faça o desvio à esquerda para a base deste curso de água. Aproveite para se refrescar nesta zona balnear com acesso ao mar. O percurso termina no parque de estacionamento. No topo da subida encontra-se o miradouro do Salto da Farinha de onde é possível ver a cascata bem como a costa norte da ilha.