Quatro Caminhos do Faial da Terra - São Miguel PRC40 SMI

Esta rota circular pela freguesia do Faial da Terra desenvolve-se parcialmente pelo geossítio da Caldeira da Povoação. Comece o passeio no centro da freguesia e siga as marcas por um caminho de acesso a terras de cultivo. Ao longo deste irá cruzar várias vezes a estrada regional, passando pela antiga vigia da baleia, local usado no passado para a observação e localização de diferentes espécies de cetáceos.

Continue em fase ascendente passando pela estrada regional e por um caminho de terra ladeado das tradicionais barreiras feitas com Buxo (Buxus sempervirens). Adiante irá encontrar a intersecção dos dois percursos (PR 18 SMI – Vigia da Baleia e o PRC 40 SMI – Quatro caminhos do Faial da Terra), onde deverá optar por seguir em frente e fazer o desvio, à esquerda, até ao Pico dos Bodes. Intervencionado em 2007 com obras de requalificação urbanística e paisagista, este espaço oferece uma observação panorâmica desde o Faial da Terra até Vila Franca do Campo. Retorne pelo mesmo caminho até à estrada e siga, à esquerda, agora em fase descendente em direção ao Faial da Terra.

Esta parte do percurso desenvolve-se por uma mata onde predominam os Incensos (Pittosporum undulatum), as Criptomérias (Cryptomeria japonica) e pastos agrícolas. Nesta fase do percurso é possível aproveitar a vista para o Faial da Terra e Fajã do Calhau. Na parte final do trilho pode optar por fazer um desvio até à Aldeia do Sanguinho, local em recuperação onde se encontram casas típicas, pequenas quintas agrícolas e vários exemplares de Sanguinho (Frangula azorica), planta endémica dos Açores que dá nome ao local.

Desça pelo caminho serpenteante em pedra de calçada, cautelosamente devido ao piso escorregadio e grau de inclinação até chegar à ribeira e seguidamente a rua até ao painel inicial, local onde termina o percurso. Aqui existe a possibilidade de fazer ligação com outros pontos da ilha através do PRC 40 SMI – Quatro Caminhos do Faial da Terra, o PRC 09 SMI – Sanguinho e o PR 11 SMI – Ribeira do Faial da Terra.