Quatro fábricas da Luz - São Miguel PR39 SMI

Esta pequena rota linear atravessa locais de grande importância histórica na industrialização da ilha no final do séc. XIX e início do séc. XX, retratando o início da produção e distribuição de energia elétrica, através de fontes renováveis, impulsionado pelo Eng.º José Cordeiro (1867 – 1908).

Comece o percurso no parque de estacionamento do Parque Escutista dos Lagos. Virado para Sul, atravesse a cancela ao lado da ribeira e siga até ao reservatório de água que antigamente abastecia a Fábrica da Cidade (1904 – 1974). Atualmente o reservatório serve a Central Mini Hídrica da Ribeira da Praia, contruída em 1990, com início de produção em 1991. Siga pelo caminho à esquerda do reservatório descendo até à Fábrica da Cidade, dois edifícios em ruínas contíguos à ribeira. Continue para Sul passando por um desvio à esquerda para a ribeira, onde pode ver a antiga câmara de carga da Fábrica da Vila.

De volta ao caminho principal e chegando a uma bifurcação, opte pela esquerda até chegar à base de uma das cascatas da Ribeira da Praia. Aqui encontram-se as ruínas da Fábrica da Vila (1899/1900 – 1972), a mais antiga das quatro fábricas. Siga a sinalética, paralelo à ribeira, por uma mata composta maioritariamente por incensos (Pittosporum undulatum) e acácias (Acacia melanoxylon). Chegando a uma área com campos de cultivo, desça de novo até à ribeira, local onde pode disfrutar de um mergulho na Cascata do Segredo, à esquerda, ou optar pelo Poço dos 30 Reis, à direita.

Continue o caminho seguindo a antiga conduta de água até ao Lugar da Praia. Junto ao fontanário, aproveite o desvio à direita e visite o Núcleo Museológico da Eletricidade – Fábrica da Praia (1911 – 1974).

Para realizar uma visita às instalações em funcionamento convém, antecipadamente, fazer uma marcação com a empresa do Grupo EDA - EDA Renováveis (eda@eda.pt / 00351 296 202 000).