Rota da Água - Janela do Inferno - São Miguel PRC37 SMI

Esta rota circular atravessa vários túneis ao longo da sua extensão, é aconselhável o uso de uma lanterna na sua transposição. Antes de iniciar o percurso, certifique-se que está devidamente equipado. Inicie o percurso junto à Casa da Água - Trail Point, um antigo posto de leite convertido num centro de apoio ao pedestrianismo, à promoção do concelho da Lagoa e de sensibilização ambiental.

Desça o caminho, passando pelo parque de merendas e siga, à esquerda, pela estrada secundária para Água de Pau. Siga as marcas até encontrar um caminho de terra ascendente, à esquerda. Ao longo da subida contemple os concelhos da Lagoa e Ponta Delgada que ficaram para trás. Transponha uma linha de água até chegar ao primeiro túnel. Após o túnel irá passar por uma casa de apoio à colheita de água.

Caminhando ao longo da margem da ribeira Seca irá transpor o cruzamento com o PR 42 SMI – Rota da Água, entre Túneis e Condutas com ligação a Água de Pau. Adiante encontra-se um local de interesse – a Janela do Inferno – uma parede vertical, rica em nascentes e onde é possível observar uma cavidade, criada pela erosão da água. Na base existe um charco natural, onde é possível observar Tritões (Triturus cristatus) em várias fases do seu ciclo de vida (adultos, juvenis e larvas). Aproveite para apreciar a beleza deste lugar e retemperar as forças.

Daqui o caminho volta para trás, pela outra margem da ribeira, atravessando uma série de imponentes aquedutos que serviam no passado a antiga Fábrica do Álcool da Lagoa e atualmente fazem o abastecimento público de água ao concelho. No final da área arborizada irá encontrar um último túnel, que antigamente servia de aqueduto, com cerca de 50 m de comprimento.

Deste ponto o percurso volta a uma estrada de terra de acesso a campos de cultivo. Após atravessar a estrada regional, com cautela, siga em frente até encontrar um miradouro com vista para o concelho de Ponta Delgada. Daqui o caminho passa pelo interior da freguesia dos Remédios até à Casa da Água – Trail Point, local onde acaba o percurso. Aproveite para conhecer a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, localizada num ponto alto com belas perspetivas da costa Sul da ilha.