Rocha do Chambre - Terceira PRC06 TER

Esta pequena rota circular dá a conhecer o interior da ilha Terceira ao longo de 8,8 km. Este percurso atinge uma altitude de 700 metros, sendo aconselhável percorre-lo em dias de bom tempo e visibilidade. Durante o percurso sempre que for necessário transpor uma cancela, deixar a mesma fechada.

Inicie o percurso num caminho de terra batida que irá dar lugar a um piso empedrado. Neste trajeto poderá contemplar vários exemplares da flora endémica, destacando-se a Urze (Erica azorica), o Louro-da-terra (Laurus azorica) e o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).

O trilho dá lugar a uma mata de Criptoméria (Cryptomeria japonica) e prossegue paralelo a um curso de água até chegar a uma zona de pastagem. Atravesse um portão, siga ao longo de uma estrada de terra batida e ao sair da pastagem volte a entrar numa mata onde se encontra um miradouro com vista sobre o Vale do Azinhal. Nesta zona existem acessos com outras perspetivas sobre o vale.

A zona florestal dá lugar a uma clareira, de onde é possível contemplar a parede da Caldeira do vulcão do Pico Alto. Siga pela esquerda, junto à falésia, até ao ponto mais alto (704 metros de altitude) da Rocha do Chambre – o Juncal. Esta área para além de rica em vegetação endémica, caracteriza-se também pelos domos traquíticos, que constituem a Reserva Natural do Biscoito da Ferraria e Pico Alto.

Continue junto à falésia, atravesse a ponte e passe junto a um miradouro com vista para a Rocha do Chambre. O caminho desce ao longo de campos agrícolas, onde é possível avistar várias formações vulcânicas.

Ao terminar a descida, siga pelo caminho de terra batida, passe por um portão e continue pelo troço ladeado por um muro de pedra e Urze. Ao chegar à bifurcação, vire à esquerda para o local de início/fim