Fajã da Caldeira do Santo Cristo

Agrião - São Miguel PR12SMI

video:

Trail Info

Este percurso linear junto à costa liga a Povoação à Ribeira Quente, passando pela Lomba do Cavaleiro. Este trilho, outrora muito utilizado pelas gentes que trabalhavam nas zonas produtivas da região do Agrião, é também um ponto de passagem da peregrinação ao longo da ilha.

Inicie o percurso junto à zona balnear da Povoação e se as condições o permitirem (mar calmo e sem areal) percorra a praia passando pela base da ponte do Ferro , seguindo depois para a estrada principal. Esta ponte centenária sobre a ribeira dos Pelames serve também de abrigo a várias espécies de pombo-torcaz dos Açores ( Columba palumbus azorica ). Em caso de mau tempo ou maré alta, opte por subir pela estrada principal e depois da ponte faça um desvio à esquerda em direção à ribeira. De volta à estrada principal, suba pela estrada principal (EN1-1A) até encontrar um desvio à esquerda para a Lomba do Cavaleiro. Neste desvio aproveite para apreciar a vista sobre Tronqueira/Graminhais.

Chegando ao segundo painel, o trilho sai da estrada principal e segue por um caminho de terra batida até à ribeira do Agrião. Atravesse o riacho com cuidado, principalmente após os dias de chuva . Prossiga, agora em fase descendente, por um bosque com predominância de Incenso ( Pittosporum Undulatum ), Blackwood ( Acacia melanoxylon ), entre outros. O percurso segue paralelo à estrada, seguindo para a Ribeira Quente, atravessando a Ponta do Garajau (propriedade particular), miradouro onde (em dias de boa visibilidade) é possível avistar a ilha de Santa Maria e a Ermida de Santa Rita. Termine o passeio junto ao porto da Ribeira Quente e aproveite para explorar esta vila.

Outline

Trail Information

Category - Linear
Difficulty - Medium
Extension - 7.6 km
Time average - 3h00
Classification
Rate this Trail
Average rating: 3.21 / 5
Number of ratings: 420
Downloads