GR01 SJO Grande Rota de São Jorge 01 (Etapa 1 Encerrada) - São Jorge

A GR01 SJO Grande Rota de São Jorge 01 percorre sensivelmente metade da ilha, num percurso linear que liga o extremo Este da ilha, no Topo, à Fajã dos Cubres, na costa Norte, com uma extensão total de aproximadamente 40 km.

Este é um percurso que alterna entre o planalto da parte mais interior da ilha, onde nasceram os cones vulcânicos que geraram a ilha, com as vertentes escarpadas e muito altas que se despenham em pequenas áreas aplanadas ao nível do mar, resultando nas paisagens emblemáticas das Fajãs de São Jorge.

Sempre que possível poderá aproveitar as diversas zonas balneares que o percurso oferece, bem como aproveitar a passagem pelos centros urbanos e rurais para reabastecer de utensílios necessários à sua caminhada e retemperar forças.

Este grande trilho apresenta-se dividido em duas etapas, de aproximadamente 25 km e 15 km respetivamente. Deverá planear o percurso, de acordo com a sua condição física, interesse e disponibilidade. Existem entre estações locais próprios para pernoitar (Turismo em Espaço Rural e Albergue), uma vez que o campismo selvagem não é permitido.

Categoria - Linear
Dificuldade - Difícil
Extensão - 40 km
Tempo Médio - 11h30

GR01 SJO Etapa 1: Topo/Fajã dos Vimes ENCERRADA

Extensão:25 km

Duração: 05h30

Após dias de forte precipitação evitar o percurso Lourais/Fajã dos Vimes, devido à difícil transposição das ribeiras.

Inicie a etapa junto ao farol da Ponta do Topo, com vista para o ilhéu do Topo e ilha Terceira. Siga a sinalética junto à costa até ao centro da vila, passando pelo Convento Franciscano de São Diogo. Neste local é possível fazer um pequeno desvio até ao porto de recreio, passando pela Casa dos Tiagos, imóvel oitocentista classificado como de interesse público. No regresso irá transpor uma antiga Vigia da Baleia, atualmente convertida em miradouro.

O percurso pela costa Sul irá passar por Santo Antão, São Tomé e desce o caminho da Saramagueira até à Fajã de São João, local de ruas estreitas e calçada tradicional. Passe a igreja em direção aos Lourais, atravessando pequenos campos agrícolas que ao longo da subida vão dando lugar a matas. Antes dos Lourais transponha a ribeira do Salto, atravesse a localidade e prossiga, num plano descendente, por um caminho de terra rumo à Fajã dos Bodes.

Continue o percurso com vista para as ilhas do Pico e Faial, Fajã dos Bodes, Vimes e Vila da Calheta. Ao chegar à Fajã dos Bodes, siga a sinalética junto à costa até chegar à Fajã dos Vimes.

Desça o caminho até ao porto de recreio, local onde termina a etapa e onde pode aproveitar para dar um mergulho. Neste local existe ligação com outros pontos da ilha através do percurso pedestre PR 09 SJO – Fajã dos Vimes/Fragueira/Portal, ou da próxima etapa da Grande Rota que liga a Fajã dos Vimes à Fajã dos Cubres.

No interior da fajã é possível visitar a oficina de artesanato onde são feitas as tradicionais colchas artesanais e provar um café plantado e confecionado localmente.

GR01 SJO Etapa 2 - Fajã dos Vimes/Fajã dos Cubres

Extensão: 15 km

Duração: 06h00

Inicie a etapa num caminho de terra ascendente para Serra do Topo, passando pelo cruzamento para a Fragueira (PR 09 SJO – Fajã dos Vimes/Fragueira/Portal). Opte pela direita até chegar à estrada alcatroada, permaneça à direita e transponha uma nascente conhecida por Fonte de Água Azeda. Poucos metros à frente opte por um caminho à esquerda subindo a falésia por uma escadaria em pedra, geralmente sombreada por uma mata de Incenso (Pittosporum undulatum). No final da escadaria o piso pode encontrar-se enlameado e/ou escorregadio, sendo aconselhável o uso de calçado apropriado.

Ao chegar a uma cancela, vire à esquerda e entre num caminho de terra ladeado de Hortênsias (Hydrangea macrophylla) que termina na estrada regional, junto ao Parque Eólico da Serra do Topo. Prossiga até encontrar a indicação para a Fajã de Santo Cristo e siga por um caminho de terra descendente para a Caldeira de Cima. Atravesse a ponte da Tia Júlia seguindo cuidadosamente (piso escorregadio) por um desvio à direita para a Cascata Pequena.

Prossiga até à fajã, passando por um miradouro, pelo Santuário do Senhor Santo Cristo e pelo Centro de Interpretação Ambiental. Neste local, pode visitar a Lagoa da Caldeira de Santo Cristo, zona classificada como área de paisagem protegida das Fajãs do Norte, geossítio e local de interesse natural, cultural e paisagístico.

Continue junto à costa, passando pela Fajã do Belo, habitada até ao terramoto de 1980. A partir deste ponto já é possível visualizar ao fundo a Fajã dos Cubres, local onde termina a etapa, junto à igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Neste local existe ligação com outros pontos da ilha através da etapa da GR 02 SJO, que liga a Fajã dos Cubres a Santo Amaro.