Rocha da Fajã - Faial PRC02 FAI

Inserida em área protegida para a gestão de habitats ou espécies dos Capelinhos, Costa Noroeste e Varadouro, esta rota dá a conhecer a Fajã da Praia do Norte, bastante afetada pela erupção histórica de 1672 do Cabeço do Fogo. A fajã, de génese mista (detrítica e lávica), constitui o Geossítio da Arriba fóssil da Praia do Norte e representa um local importante para o estabelecimento da população devido ao seu microclima que possibilitou culturas de vinho, construção de adegas e casas de veraneio.

Inicie a caminhada junto à estrada regional e siga a sinalética passando por vários fontanários, até começar a descer por um caminho de terra de acesso a campos de cultivo. Desça, com cautela, até chegar à arriba coberta por vegetação típica das florestas Laurissilva como a Urze (Erica azorica), o Pau-branco (Picconia azorica), entre outras. Adiante irá encontrar um desvio para um miradouro com vista sobre a costa Norte da ilha.

Chegando à base transponha a ribeira do Adão e siga pela Rua das Adegas até à Praia do Norte, conhecida localmente pela prática de surf. Continue ao longo da costa passando por um parque infantil, uma área de proteção de endémicas e uma zona de merendas.

O percurso segue para o centro da freguesia da Praia do Norte passando pela Ermida de Nossa Senhora da Penha de França, edificada em 1787. O percurso acompanha a estrada até subir a arriba por um caminho de terra, à esquerda. Chegando de novo à estrada, vire à direita no fontanário até ao local onde iniciou o percurso.