Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau - Flores PR03 FLO

Esta rota linear vai desde o interior da ilha até à Fajã Grande ao longo de uma extensão de 7,3 km. Durante o percurso sempre que for necessário transpor uma cancela, deixar a mesma fechada.

Inicie a caminhada no miradouro entre as lagoas Funda e Comprida, junto à Estrada Regional 2-2. Seguindo as marcas, contorne a lagoa Comprida pela direita, por entre flora endémica como o Sanguinho (Frangula azorica), o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) e o cosmopolita Musgão/Turfeira (Sphagnum spp.).

Ao chegar à lagoa Seca siga à esquerda pela estrada, entrando novamente num caminho de terra que irá passar ao lado da lagoa Branca. Ao longo deste atalho, o piso pode encontrar-se enlameado e/ou escorregadio, sendo aconselhável o uso de calçado apropriado.

Siga em frente até encontrar um caminho de bagacina (cascalho vermelho) continuando em frente até à bifurcação, opte pela esquerda até encontrar uma pastagem. Transponha a cancela para o interior do pasto, onde deverá seguir junto ao muro lateral direito. Nesta fase aproveite para desfrutar da excelente vista para a costa Oeste com as freguesias da Fajã Grande e Fajãzinha abaixo. Em dias de nevoeiro, ter especial atenção para não perder as marcas de orientação.

Desça a falésia até encontrar uma escadaria em pedra à esquerda por onde deverá seguir até à Fajã Grande. Ao chegar à estrada, siga até ao mar e vire à direita para o Poço do Bacalhau, o último desvio neste percurso. Retorne até ao centro da freguesia e aproveite para disfrutar de um mergulho nas águas do Atlântico.

Neste local existem ligações com outros pontos da ilha através dos percursos PR 01 FLO – Fajã Grande/Ponta Delgada e o PR 02 FLO – Fajã Grande/Lajedo.