Lagoa do Capitão - Pico PR13PIC

Este percurso tem início no Planalto Central da ilha, junto à Estrada Transversal.

Inicie o percurso num troço de asfalto que o irá conduzir até à Lagoa do Capitão. Depois de visitar a Lagoa, volte atrás e siga no caminho de terra batida à direita. Este caminho é ladeado por várias espécies endémicas, com destaque para os cedros do mato (Juniperus brevifolia), com grandes dimensões.

Ao quilómetro 3 tem a possibilidade de contornar parcialmente o Cabeço do Piquinho, com a finalidade de obter uma vista sobre a costa Norte da ilha.

Volte atrás e continue a descer no caminho de bagacina, durante 400m, virando à direita para a pastagem. Siga as marcações e entrará num atalho entre a vegetação endémica.

Um pouco depois, comece a descer a encosta, no atalho que se torna empedrado e com maior inclinação. À medida que a altitude diminui, a vegetação evolui para matas de incensos.

Ao sair da vegetação, tem a possibilidade de efetuar um desvio à direita para o parque de merendas e um antigo depósito de água.

Em seguida, prossiga a descida em direção ao Cais do Pico, que alterna troços de asfalto e de terra batida, até chegar ao Convento de São Pedro de Alcântara, ponto final do percurso.