Entre a Serra e o Mar - Santa Maria PRC03 SMA

Esta rota circular tem início junto à igreja da Freguesia de Santa Bárbara, zona Nordeste da ilha.

Siga para Oeste, ao longo da estrada que dá lugar a uma canada de acesso a zonas de pastoreio. Suba até ao lugar do Covão da Mula de onde poderá ver o centro de Santa Bárbara e também o local de onde a população extraía barro para uso doméstico.

Daqui o caminho continua para o lugar dos Lagos, situado num vale aproveite a descida ao longo da encosta para apreciar várias espécies de flora e avifauna. Chegando à base, atravesse a ribeira do Amaro e ao longo da subida para o Norte não deixe de olhar para trás e contemplar a vista para a baía do Tagarete e ilhéu das Lagoinhas. Ao passar o lugar do Norte o trilho segue para Sul, passando pela Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, a única no arquipélago com a portada voltada a Norte.

Adiante encontrará um caminho de terra ao longo do qual irá haver um desvio para um miradouro sobre a baía de São Lourenço. Classificada como área de Paisagem Protegida, este anfiteatro natural encontra-se rodeado com vinhas cultivadas em socalcos com a praia e as piscinas naturais como pano de fundo. Retorne ao caminho principal que continua para Sul, paralelo à baía, até chegar ao Poço da Pedreira. Classificado como Geossítio esta antiga pedreira fornecia matéria-prima, nomeadamente a pedra de cantaria para a construção das típicas casas marienses.

Deste ponto o caminho desce para Santa Bárbara, passando pelas ruínas de dois moinhos de vento. Desça a Canada dos Atoleiros até ao centro da freguesia onde acaba o percurso e onde poderá observar as casas típicas com a sua arquitetura rural, as cores e chaminés características.