Fajã de Além - São Jorge PRC05 SJO

Esta rota circular, com aproximadamente 5 km de extensão na costa Norte da ilha, permite visitar a pequena e remota Fajã de Além.

Inicie o percurso junto à Ermida de Santo António através de um caminho de terra, chegando à bifurcação siga à esquerda e desça em direção à fajã.

Nesta descida é também possível obter magníficos planos sobre as Fajãs de Além, do Ouvidor, da Ribeira da Areia e, em dias de boa visibilidade, as ilhas Terceira e Graciosa.

A passagem no interior da fajã faz-se por entre casas rurais, pequenos terrenos agrícolas de culturas tradicionais, algumas estruturas de apoio como as adegas e um moinho de água - “O Moinho do Sr. Moisés”. Os habitantes locais, um povo hospitaleiro, continuam a usar costumes antigos neste local inalterado pelos tempos modernos.

Depois de visitar a fajã dê início ao caminho de retorno pelo lado Este. Suba a falésia passando por algumas nascentes de água natural e cursos de água que escorrem pela cordilheira abaixo. Ao longo deste caminho existe uma escadaria em pedra antiga que em dias de chuva torna-se muito escorregadia. Ao longo da subida, o plano inclinado permite várias perspetivas para a Fajã de Além.

Na chegada à estrada regional vire à direita e siga a sinalética até encontrar o percurso inicial, agora em sentido contrário. Continue até à ermida onde começou a caminhada.