Praia da Viola - São Miguel PR27 SMI Trilho fechado

Este percurso pela costa Norte da ilha liga as freguesias da Lomba da Maia à Maia, passando por uma das mais belas praias em estado natural do arquipélago, a praia da Viola. Inicie a caminhada no centro da localidade, em frente à igreja de Nossa Senhora do Rosário e siga as marcas pelo interior da freguesia em direção ao mar.

Ao sair da freguesia irá dar entrada num caminho de terra de acesso a terras de cultivo e pastoreio com vista para a costa Norte da ilha, Maia, Ponta Formosa e Ponta do Cintrão. O caminho acaba numa estrada de alcatrão de acesso ao parque de estacionamento da praia da Viola. Nesta descida existe uma ligação, à direita, com o percurso PRC 35 SMI – Moinhos da Ribeira Funda.

Desça pela escadaria de pedra acompanhando várias ruínas das azenhas da Viola, que outrora, movidos pela força da água da ribeira do Salto, transformavam o trigo e o milho em farinha, usada na confeção do pão, que era a base da alimentação de inúmeras famílias da freguesia e da ilha. No cruzamento pode optar por seguir em frente até à praia, ou à esquerda, caso o mar esteja muito agitado, dificultando a passagem junto à falésia. A Praia da Viola é uma pequena praia, relativamente isolada, ladeada por uma falésia de onde brotam diversas nascentes de água. Siga à esquerda e sensivelmente a meio do areal serão visíveis algumas cascatas que alimentavam outras azenhas, agora em ruínas. Suba junto às azenhas e no cruzamento opte pela direita em direção à Maia.

Pelo caminho irá transpor várias azenhas antigas, um miradouro para a costa Norte onde pode aproveitar para descansar, um conjunto de tanques usados no passado pela população da freguesia para lavar a roupa e finalmente a zona balnear do Porto Novo. Esta pequena baía na zona Este da freguesia da Maia é muito popular como zona balnear no verão e onde pode aproveitar para se refrescar nas águas do Atlântico. Neste local existem ligações com outros pontos da ilha através do PRC 36 SMI – Pedra Queimada/Lajinha/Degredo.