Vigia da Baleia - São Miguel PR18 SMI

Esta rota linear liga a Vila da Povoação à freguesia do Faial da Terra, uma ligação entre os geossítios da Caldeira da Povoação e o vale da ribeira do Faial da Terra e Fajã do Calhau. Dê início ao passeio pela estrada de acesso à Lomba dos Pós e siga as marcas até encontrar um caminho de terra, à direita, que antigamente fazia esta ligação entre as duas freguesias. Ao longo deste caminho ainda é possível percorrer zonas com calçada de pedra, feitas no passado pela população local. Este atalho atravessa zonas de matas onde predominam os Incensos (Pittosporum undulatum) e Criptomérias (Cryptomeria japonica).

Chegando à estrada opte pelo desvio, à esquerda, para o Pico dos Bodes, local onde há intersecção entre dois percursos (PR 18 SMI – Vigia da Baleia e o PRC 40 SMI – Quatro caminhos do Faial da Terra). Intervencionado em 2007 com obras de requalificação urbanística e paisagista, este espaço oferece uma observação panorâmica desde o Faial da Terra até Vila Franca do Campo. Retorne pelo mesmo caminho até à estrada e comece a descida para o Faial da Terra, inicialmente pelo asfalto e seguidamente por um caminho de terra de acesso a pastos e terras de cultivo. Neste local são muito comuns as tradicionais barreiras feitas com Buxo (Buxus sempervirens).

Este atalho termina na estrada regional ao longo da qual deverá seguir até encontrar um caminho de terra para a antiga vigia da baleia. Local usado no passado para a observação e localização de diferentes espécies de cetáceos. Deste ponto o caminho continua em fase descendente até ao centro do Faial da Terra com vista para a Fajã do Calhau. Ao chegar ao Faial da Terra existe a possibilidade de fazer ligação com outros pontos da ilha através do PRC 40 SMI – Quatro Caminhos do Faial da Terra, o PRC 09 SMI – Sanguinho e o PR 11 SMI – Ribeira do Faial da Terra.