Santo Espírito - Maia - Santa Maria PR04 SMA

Este pequeno percurso liga a vila de Santo Espírito ao lugar da Maia, zona sudeste da ilha. Inicie o percurso junto à Igreja de Santo Espírito, passando pelo Museu Etnográfico de Santa Maria, seguindo em direcção a Nascente, em direcção ao mar. Siga as marcas ao longo da estrada até chegar a um antigo moinho de vento. A partir daqui, a estrada de terra serpenteia por um bosque de Queijo Australiano ( Pittosporum undulatum ), passando por uma antiga fonte e depois por pastagens.

Chegando à bifurcação, opte pela direita por uma estrada de terra conhecida como Caminho da Lapa. Siga a sinalização, virando à esquerda por um atalho que passa por uma zona de nascentes onde outrora as mulheres lavavam a roupa. Prossiga em direção à costa, passando por uma ruela em pedra que vai até à margem da ribeira de Aveiro. A partir daqui, o trilho segue a ribeira até à falésia, local onde, com cuidado, deverá atravessar a ribeira. Já do outro lado, pare e olhe para trás para apreciar a cascata da ribeira de Aveiro que aqui se forma, com cerca de 80m de altura, uma das mais altas do país.

A descida até à vila da Maia, desenrola-se ao longo da falésia rochosa, utilizada para a vinha em quartéis ou socalcos, com pequenos muros de pedra seca, parte relevante da cultura da ilha. Pedimos aos caminhantes que não apanhem os frutos dos agricultores locais, ao longo do percurso.

Chegando à Maia, poderá fazer um pequeno desvio à esquerda para ver de outra perspectiva a cascata da ribeira de Aveiro, bem como dois lagares construídos em 1579. Daí o percurso segue ao longo da estrada que termina perto da zona balnear. . A partir daqui é possível fazer a GRA 01 SMA – Grande Rota de Santa Maria, em direção a Vila do Porto.

Este percurso não é recomendado para pessoas com vertigens.