Serreta - Terceira PRC3TER Trilho fechado

Este percurso tem início na Canada das Fontes, freguesia da Serreta, zona oeste da Terceira.

Comece por subir um troço em asfalto por 100m, virando à esquerda na canada de bagacina.

Após 400m, vire à esquerda para um atalho ladeado por criptomérias (Cryptomeria japonica), que mais à frente se torna mais estreito, devido a uma abundante vegetação de incenso e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).

Depois de atravessar um afluente da Ribeira da Lapa, entre numa mata de criptomérias e siga as marcações. Um pouco depois, siga no atalho ladeado por uma vegetação que se torna cada vez mais dominada por endémicas, à medida que a altitude aumenta.

Depois de atravessar o troço principal da Ribeira da Lapa, siga no caminho de bagacina, ladeado por exemplares de cedro do mato e urzes, onde um pouco mais à frente encontrará um desvio à esquerda, de 230m, em direção à Lagoinha.

Depois de efetuar o desvio, prossiga pela canada de bagacina durante 800m, virando à direita para uma pastagem.

Caminhe alguns metros e entre no atalho à esquerda, que desce, ladeando a Ribeira do Além.

Depois de passar o miradouro sobre a ribeira, siga à direita por entre a mata de criptomérias. Em seguida, entre num atalho que contorna uma pastagem pela esquerda. Alguns metros mais à frente, vire à direita na pastagem, contornando um tanque de água pela esquerda, e prossiga na canada de bagacina, que o irá guiar de volta ao início do percurso.