Caminhos Velhos - Faial PR07 FAI

Esta rota atravessa a área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Lomba Grande, a área de paisagem protegida da Zona Central e termina na reserva natural da Caldeira do Faial. Grande parte do percurso desenvolve-se pelo Graben de Pedro Miguel um dos principais Geossítios do Arquipélago, terminando noutro igualmente importante, a Caldeira. Este percurso, para além do seu valor paisagístico, desenrola-se por antigos caminhos rurais que ligavam as populações em tempos remotos.

Inicie a caminhada no centro da Ribeirinha, freguesia assolada pelo sismo de 1998, visível nas ruínas da igreja de São Mateus (1934). Siga até costa passando pelo porto da Boca da Ribeira e continue até ao Farol da Ribeirinha (inaugurado em 1919), também ele afetado pelo sismo de 1998.

Continue pelo interior da mata passando pelo miradouro da Ribeirinha e desça em direção ao lugar dos Espalhafatos. Siga à direita pela estrada, com cautela e adiante à esquerda por um caminho de terra de acesso a campos de cultivo e pastoreio. O percurso atravessa mais uma estrada e continua em fase ascendente até chegar a um caminho florestal por onde deverá seguir, à esquerda.

Aproveite esta pequena fase descendente do percurso para recuperar as forças enquanto atravessa a área protegida da Lomba Grande. Neste local existe uma ligação para o centro da Ribeirinha através do PRC 09 FAI – Ribeirinha. Continue ao longo deste caminho até aos Charcos de Pedro Miguel, uma zona privilegiada para observação de aves migratórias e continue ao longo de várias canadas de terra que alternam com piso de asfalto até chegar à zona de repouso do Cabouco Velho. Daqui o caminho serpenteia através de um caminho de bagacina até chegar ao miradouro do Cabouco.

Uma vez chegado ao final do percurso, não deixe de atravessar o túnel com vista para o interior da cratera. Neste local existe a possibilidade de percorrer o perímetro da Caldeira através do percurso PRC 04 FAI – Caldeira, ou de fazer ligação com o lado Oeste da ilha através do PR 06 FAI – Rota dos Dez Vulcões.